quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Político profissional

Estou produzindo uma reportagem especial, junto com o Guilherme Martinelli, sobre "políticos profissionais". Atualmente proliferam cursos de especialização em gestão de políticas públicas, voltados para administradores que tratam o cargo público como profissão, como aqueles vereadores que se reelegem por diversos mandatos, em seqüência. Numa rápida pesquisa, olha só o caso que encontrei hoje, de um vereador de São Bernardo:

Lenildo Magdalena
Está na 11ª legislatura. Desde 1956, ficou fora de somente um mandato, nos quatro anos em que o PT administrou a cidade. Tentará reeleição em 2008.
Nome: Lenildo Freitas Magdalena
Partido: PSB
Votos na última eleição: 4.975

4 comentários:

  1. Nessas horas, o Brasil deveria adotar algumas medidas, como o não-pagamento de salário (quero dizer "grana"; benefícios ele teria todos, VR, VT etc.) a políticos e contas abertas no período do cargo.

    Acho que seria uma forma boba, banal, mas moralizaria muitas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Lenildo, se você tivesse deixado um e-mail, responderia que o texto publicado apenas relata fatos.

    Não se questiona a dedicação exclusiva ao mandato, mas a sequência deles (11, no caso), que dificulda a renovação da casa legislativa.

    As divagações sobre apenas ricos ocuparem cargos públicos ou incentivo à corrupção ficam por sua conta.

    De fato, não endendo muito de política, mas não há como me acusar de "mal intencionado", pois apenas reproduzi informações públicas, disponíveis para quem procurar.

    No fim das contas, acredito que apenas discordamos em uma questão. Eu acho que 11 mandatos é muita coisa. Você acha normal.

    Sobre a suposta aprovação popular, não temos dados concretos para entrar no mérito da discussão sobre as motivações dos eleitores.

    Abraços

    ResponderExcluir