terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Função

Como é absurda e egoisticamente irracional amor de pai! Mais que ódio de fera.
Antonio Maria, Conversa de pai e filha


Um economista, orgulhoso do filho sabichão, resolveu mostrar a inteligência do garoto para os colegas que participavam de uma reunião informal em sua casa. Mandou chamar o rapaz, de oito anos.

- Filho, você pode dizer a eles para que serve um banco público?
- Posso sim, papai. Serve para as pessoas sentarem.

Mesmo que distante do esperado, a resposta é válida para lembrar a real função das instituições públicas. Além de dizer para que serve um banco público, o jovem respondeu a quem ele deve servir. É simples. Instituições públicas devem servir ao povo. No mundo capitalista, a função é essencial para contrapor a lógica do mercado, que tende à extinção dos mais fracos.

Nessa ótica, o financiamento de imóveis pelo Banco do Brasil, como auxilio à Caixa Econômica Federal, é adequado. Mesmo que alguns avaliem a iniciativa como eleitoreira. Na realidade, o banco deve ser criticado por não servir os brasileiros nos anos que passaram e deve ser cobrado para servir a população ampla e continuamente.

Enquanto isso, a principal instituição financeira do setor público está fora de função. A atuação independente do Banco Central mostra que sua diretoria não tem interesse no crescimento do país. A turma de Meirelles usa o banco público como (instituição) privada.

3 comentários:

  1. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Patrícia e represento a empresa Zymboo.com.
    Gostamos muito do seu blog e gostaríamos de convidá-lo a publicar seus textos em nosso Espaço Literário.
    Com isso, você poderá aumentar as visualizações de seu blog e ter seus textos publicados em um grande portal da Internet (www.zymboo.com).
    Basta que nos envie seus textos e os publicaremos na Zymboo juntamente com seu nome e a URL do seu blog.
    Escreva-nos: espacoliterario@zymboo-inc.com 
     

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo, Tudo bem?

    Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Considerações Descartáveis.

    As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

    A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

    As inscrições podem ser feitas no site:

    www.concursocnn.com.br

    Acompanhe ainda as novidades no Blog:

    http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

    e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

    por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

    Obrigada pela atenção.

    Patricia Perez

    patricia@ichimps.com.br

    ResponderExcluir